quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Cuidado!!! Cuidar de Suculentas podem causar Dependência :)

Como não amar essas pequenas coisinhas de mil e uma cores e formatos diferentes?


Os cactos são os tipos mais comuns, mas existem outras espécies bem conhecidas, como a Aloe Vera – também conhecida como babosa – que é lembrada por ter folhas ‘gordinhas’. 
Existem mais de 100 variedades de suculentas no Brasil e mais de 22 mil espalhadas pelo mundo, em diversas cores e formatos.
As suculentas podem ficar dias sem serem regadas e são menos frágeis ao calor. Por essa razão, são ótimas para se ter em casa, mesmo por quem ainda não adquiriu o hábito de cuidar de plantas ou passa muito tempo fora.
Embora também tenham suas peculiaridades, as suculentas são perfeitas para decorar ambientes e, seguindo algumas recomendações, podem durar longos períodos. 

O Sol
Por serem originárias de áreas desérticas ou com escassez de água, as suculentas gostam de sol e ambientes secos. O ideal é que as plantas fiquem pelo menos 3 horas expostas ao sol, preferencialmente pela manhã. 
Onde Cultivar?
Como todas as variedades de suculentas devem ficar preferencialmente expostas ao sol, o ideal é cultivá-las em locais abertos. “A melhor opção é que fiquem fora de casa, em varandas e sacadas. Elas devem ser levadas para sombra principalmente à tarde, quando o sol é mais forte e pode queimar as folhas. 
Outro grande erro no cultivo de suculentas, é deixar os vasos em banheiros. A falta de ventilação e luz não beneficiam o cultivo delas.

Rega
As suculentas não exigem água com tanta frequência. Se as plantas estiverem em locais cobertos, regas semanais são suficientes para garantir sua beleza. A dica é observar as folhas. 
Se começarem a ficar enrugadas e murchas, é falta de água. Já se as folhas da base começarem a ficar moles e translúcidas como gelatina, é excesso”, 
Poda 
As suculentas não precisam ser podadas, apenas se houver o interesse em que elas se propaguem. Outra dica para garantir a saúde da planta é rodear o vazo de pedras, que ajudam na drenagem da água, evitam o acúmulo que é prejudicial às raízes e causam apodrecimento. 
Faça uma cobertura com pedriscos, que evitam o aparecimento de ervas daninhas e mantém a umidade superficial.

Adubos
Suculentas criadas em casa não necessitam de Adubos. No entanto, os vasos devem ter o substrato trocado anualmente. “Isso ajuda no crescimento e no vigor das plantas”.  :)
Doenças comuns
Como todas as outras plantas, as suculentas podem ter doenças e ser atacadas por pragas. Caramujos, lesmas e fungos podem aparecer eventualmente. Lidiane explica que isso acontece quando as suculentas não estão nas condições adequadas ao seu desenvolvimento. Em tempo: a falta de luz solar, excesso de água e a dosagem errada de substrato são os principais inimigos do cultivo de suculentas. 
“Como em qualquer planta, quando há um desequilíbrio, sua imunidade cai e fica suscetível ao aparecimento de pragas e doenças”,
Então é isso ai!  E o que vc está esperando para ter uma mudinha de suculenta na sua casa?
Se vc já tem, mostra para gente!  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário