Segurelha-da-montanha, segurelha-anual, segurelha-das-hortas, segurelha-dos-jardins, savory (inglês), summer savory (inglês), ajedrea (espanhol), ajedrea blanca (espanhol), ajedrea común (espanhol), ajedrea de huerta (espahol), ajedrea de jardín (espanhol), satureja (espanhol) e tomillo real (espanhol) são inúmeros os nomes dados à milenar segurelha Satureja montana L.
Originária da Ásia Ocidental e Central, esta erva é utilizada a mais de 2000 anos como tempero na culinária. Satureja em latim significa sátiro e, de acordo com a lenda, diz que a segurelha pertencia aos sátiros (personagem mitológico metade homem e metade bode, que habita as florestas). Até o século IX ela não era cultivada, apenas crescia espontaneamente em encostas e colinas de solo calcário e árido. Os italianos provavelmente foram os primeiros a cultivá-la com a finalidade de tempero. Shakespeare cita esta erva na peça de teatro Conto do Inverno (The Winter’s Tale).
Seu aroma assemelha-se ao do tomilho, porém é mais amargo e penetrante. Os ramos são cortados para secagem antes da floração, quando diminui o aroma. A culinária italiana utiliza-a no preparo de feijões verdes e lentilhas e a indústria, no preparo de salames e linguiças.
Com poderes para estimular os sentidos, a segurelha é recomendada, especialmente, para ativar o apetite e nos casos de cólicas e indigestão. É um anti-séptico conhecido para o tratamento de picadas de insetos.
Ela está crescendo na nossa sementeira e logo, logo poderá estar na sua casa.
Reserve já a sua enviando um email para gente.
organicamentefeliz@yahoo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário